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O gerenciamento das vendas através de indicadores e de informações sobre os clientes, é a forma mais ágil e eficiente que uma empresa pode dispor para avaliar seus resultados comerciais de forma rápida, e quando for o caso, tomar as ações necessárias para correções.
As soluções de CRM mais alinhadas com a execução dos processos de negócio das empresas voltados para vendas, tem evoluído muito rapidamente, de forma a atender as exigências cada vez mais dinâmicas das empresas que encontram constantes desafios para crescimento e ampliação das suas bases de clientes, fazendo chegar as pessoas envolvidas, indicadores e informações de negócios dos clientes, que lhes permitam agir de forma pró ativa para evitar perdas e garantir vendas.
O conceito de “Notificações Automáticas” pode ter uma utilização muito ampla, além do papel importantíssimo de disseminar as informações operacionais e estratégicas junto aos profissionais da empresa no momento em que estas se fazem necessárias, contribui também para que a empresa implemente uma forma de trabalho onde o processo de gerenciamento através da solução de CRM “Puxe as Ações”, ou seja, o profissional não necessita acessar o sistema para procurar a informação, ela vem até ele, acelerando o seu trabalho com expressivo ganho de produtividade.
O processo de notificar as pessoas através das aplicações de CRM consiste na execução periódica de alguma rotina automatizada, que avalia as regras pré estabelecidas pela empresa com relação as informações que devem ser notificadas para compor a notificação.
Na prática, o E-mail, ainda é o recurso mais comum e bastante acessível para notificar os profissionais da empresa, sobre situações que necessitem sua intervenção.
As Notificações Automáticas geradas pela solução de CRM podem ter uma ampla utilização dentro da empresa, abrangendo e melhorando as atividades de todas as áreas de negócios que tem algum relacionamento com os clientes (finanças, marketing, qualidade, …), proporcionando mais eficiência operacional, melhores controles gerenciais, e por fim, melhores resultados financeiros para a empresa, com a eliminação de retrabalhos, perdas e aumento de receitas.
Então, vejamos algumas notificações automáticas voltadas para a equipe de vendas com objetivo de dinamizar, administrar a carteira de clientes e auxiliar na captação de mais pedidos.
Clientes sem Compra
Informa aos vendedores os clientes que estão já algum tempo sem compra, característica de inativação, necessitando uma ação de contato com o cliente na tentativa de captar algum pedido e reverter a perda do cliente.
Títulos e Crédito
Informa aos vendedores a situação financeira do cliente com a empresa, permitindo o vendedor, fazer uma abordagem alternativa para outras formas de venda.
Pedidos Bloqueados
Alerta diretamente aos vendedores, supervisores e gerentes sobre a existência de pedidos dos clientes, mas com algum tipo de bloqueio que vai necessitar a ação de algum setor para a avaliação e liberação para faturamento.
Cotações Pendentes
Importante alerta para avisar aos vendedores sobre a existência de cotações de seus clientes, que estão no momento de serem convertidas em pedidos, facilita o trabalho do vendedor e dá mais eficácia ao processo de venda.
Meta de Venda
Esta é uma informação importante para o vendedor principalmente quando a empresa trabalha com metas de vendas a nível de cliente, permitindo que o vendedor possa reorganizar os esforços, focando nos clientes com índices de atingimento da meta menores.
A possibilidade de uso de um recurso de “notificações automáticas” disponibilizada por uma solução de CRM especializada em vendas, vai proporcionar a empresa, mais agilidade no trabalho da equipe, vai contribuir na manutenção da carteira de clientes, vai manter um processo de vendas mais estável e gerenciado, introduzindo também na empresa, uma cultura e um posicionamento de prevenção com relação a potenciais questões que acarretariam em perdas de negócios e produtividade.