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Notificações automáticas para informar e evitar perdas de negócios

O gerenciamento das vendas através de indicadores e de informações sobre os clientes, é a forma mais ágil e eficiente que uma empresa pode dispor para avaliar seus resultados comerciais de forma rápida, e quando for o caso, tomar as ações necessárias para correções de rumos.

As soluções de CRM mais alinhadas com a execução dos processos de negócio das empresas voltados para vendas, tem evoluído muito rapidamente apoiadas na evolução tecnológica, de forma a atender as exigências cada vez mais dinâmicas das empresas que encontram constantes desafios para crescimento e ampliação das suas bases de clientes, fazendo chegar as pessoas envolvidas, indicadores e informações de negócios dos clientes, que lhes permitam agir de forma pró ativa para evitar perdas e garantir vendas.

O conceito de “Notificações Automáticas” além do papel importantíssimo de disseminar as informações operacionais e estratégicas junto aos profissionais da empresa no momento em que estas se fazem necessárias, contribui também para que a empresa implemente uma forma de trabalho onde o processo de gerenciamento através da solução de CRM “Puxe as Ações”, ou seja, o profissional não necessita acessar o sistema para procurar a informação, ela vem até ele, acelerando o seu trabalho com expressivo ganho de produtividade.

O processo de notificar as pessoas através das aplicações de CRM consiste na execução periódica de alguma rotina automatizada, que avalia as regras pré estabelecidas pela empresa com relação as informações que devem ser avaliadas para compor a notificação, seleciona no Banco de Dados do CRM a existência de situações e informações que se encaixam com as regras, e, através de algum recurso tecnológico, as envia aos destinatários especificados para que estes tomem as ações necessárias.

Na prática, o E-mail, ainda é o recurso mais comum, mais disponível e bastante acessível para notificar os profissionais da empresa, sobre situações que necessitem sua intervenção, podendo também ser utilizado o SMS para questões bem pontuais.

Exemplo de notificação ao vendedor sobre a situação de seus pedidos de seus clientes

As Notificações Automáticas geradas pela solução de CRM podem ter uma ampla utilização dentro da empresa, abrangendo e melhorando as atividades de todas as áreas de negócios que tem algum relacionamento com os clientes (finanças, marketing, qualidade, …), proporcionando a estas, mais eficiência operacional, melhores controles gerenciais, e por fim, melhores resultados financeiros para a empresa, com a eliminação de retrabalhos, perdas e aumento de receitas.

Na sequência, ilustramos algumas notificações automáticas voltadas para a equipe de vendas com objetivo de dinamizar seu trabalho, administrar sua carteira de clientes e auxiliar na captação de mais pedidos.

  • Pedidos bloqueados: Envia diretamente aos vendedores e representantes, supervisores, e gerentes os pedidos dos clientes, recebidos na empresa, mas, com algum tipo de bloqueio que vai necessitar a ação de algum setor na avaliação e liberação para faturamento.
  • Clientes sem compra: Informa aos vendedores e representantes os clientes que estão já algum tempo sem compras com a empresa, característica de inativação, necessitando destes, uma ação de contato com o cliente na tentativa de captar algum pedido e reverter a perda do cliente.
  • Cotações pendentes: Avisa aos vendedores e representante sobre a existência de cotações de seus clientes que podem ser convertidas em pedidos com uma ação de contato com o cliente.
  • Metas de venda: Informa aos representantes e vendedores a sua situação dentro com relação as suas metas de venda.
  • Pedidos cancelados: Informa o nível de gestão da área comercial (Supervisão e Gerência) os clientes que cancelaram pedidos com a empresa, e seus motivos de cancelamento, permitindo por parte destes, a possibilidade de empreender ações de contenção.

Independente da área da atuação, o uso do recurso sobre notificações automáticas disponibilizada por uma solução de CRM especializada em vendas, pode ajudar as empresas na manutenção e ampliação da carteira de clientes, introduzindo também na empresa, um posicionamento de prevenção com relação a potenciais questões que acarretariam em perdas de negócios e produtividade.

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